qualidade e excelência na sua organização!
Vantagens e Benefícios
  • Utilização de ferramentas como Diagrama de Ishikawa e Método dos 5 Porquês
  • Acompanhamento completo e controle das não conformidades
  • Envio de notificações por e-mail e pendências aos envolvidos
  • Maior comprometimento de todos os envolvidos
  • Segurança e agilidade no acesso às informações
  • Controle de prazos e resultados das ações corretivas e preventivas
  • Velocidade e qualidade na tomada de decisões
  • Notificações de ocorrências e ações atrasadas
  • Relatórios
  • Prevenção de novas não conformidades
Sobre o Tracker

Uma não conformidade envolve todas as situações inesperadas e indesejáveis que atrapalham o bom resultado esperado pela empresa. Realizar o gerenciamento dessas não conformidades é extremamente importante para obter qualidade e consequentemente excelência nos serviços prestados pela organização.

Pensando nisso, o Tracker foi desenvolvido com o intuito de promover a gestão de Não Conformidades e, onde seja possível, obter melhorias dentro da organização, permitindo assim que a mesma atinja o nível de qualidade desejado e seja certificada pelos órgãos nacionais e internacionais pretendidos.


Com o Tracker, a causa raiz de uma Não Conformidade poderá ser encontrada na Análise de Causa através do auxílio de duas ferramentas disponibilizadas pelo sistema, como o Método dos 5 Por quês e o Diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe).

Cadastrar um plano de ação no Tracker é um processo simples que permite a correção das NCs através de ações imediatas, corretivas ou preventivas, possibilitando assim melhorias para que novas ocorrências não aconteçam.

Após a conclusão das ações e a realização da verificação de eficácia, é possível padronizar e divulgar as ocorrências tratadas tanto para usuários do sistema quanto para outras pessoas. Dessa maneira, o processo segue o ciclo PDCA, possibilitando o avanço das organizações no que diz respeito à qualidade e excelência.

Telas do Sistema
CICLO PDCA

O ciclo PDCA é uma ferramenta utilizada para a prática do controle de processos e para a solução de problemas, sendo considerado modelo de referência para planos de melhoria de processos, proporcionando uma linguagem clara na melhoria contínua da qualidade (CAMPOS, 19991). Neste sentido, a análise e medição dos processos são essenciais para a manutenção e melhoria dos mesmos, contemplando inclusive o planejamento, padronização e a documentação destes.


Segundo Martins e Laugeni (20052) o ciclo PDCA consiste em quatro passos:
  • P (plan - planejar): seleção de um processo, atividade ou equipamento que necessite de melhoria, com medidas claras para obtenção de resultados;
  • D (do - fazer): implementação do plano elaborado e acompanhamento de seu progresso;
  • C (check - verificar): análise dos resultados obtidos na execucao do plano, e se necessário, avaliação do plano;
  • A (act - agir): caso tenha obtido sucesso, o novo processo é documentado e se transforma em um novo padrão.
Plan (Planejar)
  • Registro da NC;
    Análise de Causa;
    Plano de Ação
  • Executar a ação
Do (Fazer)
  • Verificação de
    Eficácia
Check (Verificar)
Act (Agir)
  • Divulgação das
    ocorrências para padronização da
    ação corretiva
DIAGRAMA DE ISHIKAWA

O Diagrama de Ishikawa, ou Espinha de Peixe, proposto originalmente na década de 60 por Kaoru Ishikawa, é uma ferramenta gráfica que possibilita identificar e direcionar as causas de um efeito, analisando todo o processo organizacional.


O Diagrama de Ishikawa, conhecido também como Espinha de Peixe ou Causa e Efeito foi proposto originalmente na década de 60 por Kaoru Ishikawa.

Segundo GRAEM e PEINADO3, é uma representação gráfica que auxilia na identificação, exploração e apresentação das possíveis causas de uma situação ou problema específico, representando a relação entre o efeito de todas as possibilidades de causas que contribuem para esse efeito. Para cada um dos efeitos existem inúmeras causas dentro das categorias, onde através de uma lista de possíveis causas, as mais prováveis são identificadas e selecionadas para uma melhor análise.
Diagrama de Ishikawa Clique na imagem para ampliar
“O diagrama de causa e efeito é usado para dispor de forma gráfica o relacionamento entre as causas e o efeito (problema)” (AGUIAR, 20024).
MÉTODO DOS 5 PORQUÊS


O Método dos 5 Porquês, desenvolvido na década de 80 no sistema Toyota de Produção, tem o objetivo de encontrar a causa raiz de um problema através de perguntas que questionem o “Porque” de uma ocorrência, sempre questionando a causa anterior.

Através deste método é possível tratar a real causa de um problema e dessa forma evitar decisões intermediárias e não eficaz.
5 porques Clique na imagem para ampliar
“O ‘5 Porquês’ é uma técnica utilizada para encontrar a causa raiz de um defeito ou problema. O fato desta técnica ser chamada de 5 Porquês não significa que tenha que ser necessariamente cinco perguntas para se chegar à causa fundamental, podendo ser ‘mais’ ou ‘menos’ que cinco, o que depende muito do efeito indesejado que está sendo analisado. Esse número é baseado no fato de que estatisticamente na maioria dos casos, se consegue chegar à causa fundamental após cinco perguntas” (RIBEIRO, 20055).
Referências
1CAMPOS, Vicente Falconi. TQC – Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Belo Horizonte, MG: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1999.

2MARTINS, Petrônio G; LAUGENI, Fernando P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 2ª ed., 2005.

3PEINADO, Jurandir; GRAEML, Alexandre Reis. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

4AGUIAR, S. Integração das ferramentas da qualidade ao PDCA e ao programa seis sigmas. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2002.

5RIBEIRO, L. F. M. Fundamentos e bases da qualidade. Engenharia da qualidade. Curso de Engenharia Mecânica. Departamento de Tecnologia Unijuí – RS, 2005.

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